Gigante pela própria natureza – como é belo esse nosso Brasil! E um dos destaques do patrimônio ambiental nacional é a extensa rede fluvial, que conta com a maior reserva de água doce do mundo.
Por conta disso, praticar pesca esportiva no Brasil é um verdadeiro privilégio. Ao respeitar a natureza, o praticante se diverte e ainda ajuda a perpetuar a conservação do meio ambiente, retroalimentando o próprio esporte.
Já que estamos no paraíso da pesca esportiva, vamos listar dez lugares incríveis para você extrair o máximo que essa experiência pode proporcionar. Embarque com a gente!
1. Amazônia
A Amazônia é a maior bacia fluvial do planeta e conta com uma estrutura de primeiro mundo, com todo o conforto necessário e equipamentos com as mais diversas tecnologias. Esse é o destino onde você encontrará com mais abundância um dos peixes de água doce mais cobiçados do país, o tucunaré.
Seus rios mais prestigiados são: Tapajós, Xingu, Madeira, Negro, e Trombetas. O Rio Madeira é o terceiro maior do Brasil e atravessa a Bolívia, marcando a divisória entre os dois países.
2. Pantanal
Sem dúvidas, um dos sonhos dos praticantes da pesca esportiva no Brasil. O Pantanal é um bioma brasileiro com belezas naturais de tirar o fôlego. Os rios mais procurados são: Paraná, Grande, Araguaia e São Francisco.
O Rio Araguaia banha Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará, e é o sétimo maior do país. A sua temporada de pesca vai de março até outubro, com destaque para os peixes pintado, piraputanga, barbado e jaú.
3. Litoral de Vitória, no Espírito Santo
Vamos sair um pouco dos rios e ir para a água salgada. Para quem gosta da pesca oceânica, seja na praia ou em alto mar, deve conhecer o Litoral de Vitória, no Espírito Santo.
Lá, é possível praticar a pesca de marlim-azul e marlim-branco, duas das espécies mais cobiçadas entre os pescadores, além de peixes como bonito, dourado-do-mar, olho de boi, atum, garoupa e sailfish.
4. Litoral da Bahia
Com mais de 1,1 mil quilômetros de praias, é o maior litoral do Brasil. Recebe grande quantidade de turistas e, por isso, conta com uma ampla estrutura de hotéis e serviços. Porém, o que alguns pescadores não sabem é que trata-se de um ótimo local para fisgar brutos.
Você pode fisgar ótimos peixes desde a Baía de Todos os Santos, em Salvador, passando por Canavieiras e Trancoso, até chegar ao litoral Sul, próximo a Caravelas. As espécies mais encontradas são caranhas, robalos e pescadas.
5. Rio São Francisco
O Velho Chico, para os íntimos, ocupa uma área de mais de 600 mil km² e se estende desde o Sul de Minas, passando por diversos estados do Nordeste, até chegar à divisa entre Alagoas e Sergipe e desaguar no Atlântico.
A biodiversidade é um dos atrativos da pescaria no Rio São Francisco, já que possui mais de 150 espécies de peixes já catalogadas. Os procurados por aqui são pacu, surubim, traíra, dourado e piranha.
6. Brotas
Capital do turismo de aventura, Brotas é uma cidade com cerca de 25 mil habitantes no interior do estado de São Paulo. É banhada pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos poucos da região que permanece livre da poluição.
Na região, são catalogadas cerca de 34 espécies de peixes, como mandi, bagre, piava, pacu, dourado, piapara e tilápia. Além da pescaria em Brotas, também é possível praticar outros esportes náuticos na região.
7. Bacia do Prata
Também conhecida como Platina, é a segunda maior bacia da América do Sul e se estende desde o Pantanal até Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, ocupando uma área de 4,3 milhões de km². Seu principal rio é o Paraná.
Com toda essa dimensão, é de se esperar que a biodiversidade seja grande. É possível encontrar exemplares de espécies como cachara, cachorra, curimbatá, dourado, mandi, pacu, piapara, pintado, traíra e tucunaré.
Além da região do Pantanal, que já citamos acima, você pode se aventurar pelos estados do Sul nos rios Paranapanema, Iguaçu, Canoas e Pelotas e pescar bons brutos. Prepara-se para o frio, especialmente durante o inverno.
8. Represa de Furnas
Graças a seu volume útil de mais de 17 bilhões de metros cúbicos de água, é chamada pela população de Minas Gerais de “mar de Minas”. Foi construída para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas.
Entre cânions e cachoeiras da região, você encontrará grandes exemplares de tucunaré, trairão, corvina e pintado.
Dica: sabe qual o melhor lugar para pescar na represa de Furnas? Procure os peixes sempre na vegetação à beira do rio, local onde costumam ficar abrigados.
9. Barra de Maricá
Muito além das belezas naturais e dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, é possível encontrar ótimos lugares para a pesca em água salgada, como a Barra de Maricá, localizada a cerca de 60 quilômetros da capital.
De madrugada, antes mesmo do nascer do Sol, dezenas de pescadores se instalam nas praias da cidade à procura de pampos, baiacus, sardinhas, corvinas e papa-terras. Para quem prefere, também é possível pescar na Lagoa de Maricá, que é ligada ao Oceano por um canal na baía.
10. Praia de Massaguaçu
Entre os locais mais procurados para pesca esportiva no Brasil está a Praia de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba, localizado no litoral Norte do estado de São Paulo. Lá, é possível tanto lançar a isca diretamente da areia, ou se aventurar com um barco em alto mar.
Há uma grande variedade de espécies disponíveis, como corvina, cação, baiacu, bagre, farnangaio, maria-luíza, ubarana, pilombeta e robalo. Antes de se aventurar, lembre-se de consultar a legislação e o período de defeso local, que é diferente do restante do país.
Preparado para a aventura? Lugares incríveis é o que não falta! Aproveite as nossas dicas e continue praticando a pesca esportiva – que, além de ser um esporte em franco crescimento, ainda contribui para conscientizar sobre o impacto positivo que o homem pode fazer no meio ambiente e na economia do nosso grande país.
Fonte: https://blog.quisty.com.br/