Previous
Next

Conteúdo do Blog

Por que praticar o Stand Up Paddle

FAIXA ETÁRIA PARA A PRÁTICA

O SUP PODE SER PRATICADO POR MULHERES, HOMENS, CRIANÇAS, DE UMA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 64 ANOS OU MAIS, E SEM QUALQUER PREPARAÇÃO FÍSICA. A NOSSA INTENÇÃO NESTE SITE É DISPONIBILIZAR PARA PESSOAS NÃO ESPORTISTAS, NÃO ATLETAS, A INICIAÇÃO EM UMA MODALIDADE SIMPLESMENTE FASCINANTE.

FACILIDADE DE INICIAÇÃO DA MODALIDADE

NO PRIMEIRO DIA DE PRÁTICA, A PESSOA JÁ REMA, FICA DE PÉ, E CURTE. ESSA MODALIDADE PERMITE QUE QUALQUER PESSOA CURTA A MODALIDADE NO PRIMEIRO DIA, E PASSE, DESSE PONTO, SOMENTE A EVOLUIR.

UM ESPORTE EMOCIONANTE E FASCINANTE

PARA QUEM ODEIA UMA ESTEIRA DE ACADEMIA, O SUP É AMOR A PRIMEIRA VISTA, VOCÊ PODE REMAR COM AMIGOS, PARENTES, ATÉ SOZINHO, SENDO UM ESPORTE AERÓBICO E COMPLETO.

DESCOBRIMENTO DE NOVOS LUGARES

AS PESSOAS NÃO FAZEM IDÉIA DE COMO EXISTEM LUGARES FASCINANTES BEM PERTO DA GENTE. COM A PRÁTICA DO SUP, PARA TODO LUGAR QUE VOCÊ OLHAR, VAI IMAGINAR SE É POSSÍVEL PRATICAR O ESPORTE. PARA ISSO TEMOS O MAPA, NA SEÇÃO ONDE PRATICAR.

ALTÍSSIMA QUEIMA CALÓRICA

O SUP, POR TRABALHAR EM CIMA DE UMA SUPERFÍCIE MÓVEL (A ÁGUA), EXIGE DO PRATICANTE, UM TRABALHO DE EQUILÍBRIO CONSTANTE. MESMO A PESSOA INICIANTE OU A PESSOA MAIS EXPERIENTE TEM QUE MANTER AS PERNAS E O ABDÔMEN CONTRAÍDOS PARA A MANTENÇA DO EQUILÍBRIO. ESCLARECE QUE NÃO É DIFÍCIL FICAR DE PÉ, MAS EXISTE UMA TRABALHO DE TODO O CORPO, PÉS, PERNAS, ABDÔMEN, BRAÇOS.

RECUPERAÇÃO DE LESÕES

O SUP É RECOMENDADO PARA REFORÇO DE TORNOZELOS, JOELHOS, POIS NÃO EXISTE IMPACTO, CONTUDO, É EXIGIDO PERMANENTEMENTE A MUSCULATURA DO TORNOZELO, E JOELHOS, POIS SE TRABALHA EM UMA SUPERFÍCIE MÓVEL.

CONTATO COM A NATUREZA

O SUP É CONTATO DIRETO COM A NATUREZA. EM LAGOS, BARRAGENS E RIOS É UM ESPORTE CONTEMPLATIVO, E DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. PRATICAR O SUP EM RIOS É EMOCIONANTE, MAS SERIAM MUITO MAIS LEGAL SE HOUVESSEM RIOS MAIS LIMPOS PARA SE REMAR. DAÍ O DESPERTAR PARA A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.

BAIXÍSSIMO CUSTO FIXO

APÓS A AQUISIÇÃO DE UMA PRANCHA DE SUP, NÃO EXISTE MANUTENÇÃO FIXA. UMA QUEIXA CONSTANTE DE MEUS AMIGOS TRILHEIROS E CAVALEIROS É A MANUTENÇÃO CARA DE SUA PRÁTICA ESPORTIVA. NÃO QUE NÃO VALHA O DINHEIRO, MAS O SUP É UMA MODALIDADE DE CUSTO FIXO BAIXO, E TAL FATO DEVE CONTAR COMO PONTO POSITIVO PARA A PRÁTICA DO ESPORTE.

PODE SER PRATICADO EM VÁRIOS NÍVEIS

O SUP É SEMELHANTE AO SURFE, PORÉM, O INÍCIO É IMEDIATO, AS PESSOAS SAEM PRATICANDO NO PRIMEIRO DIA. NÃO PRECISA SER ATLETA, OU PRATICANTE DE OUTRO ESPORTE. SEI QUE MUITAS PESSOAS SONHAM EM PRATICAR O SURFE. CONTUDO, 90% DAS PESSOAS DESISTEM NO INÍCIO. É UM ESPORTE DIFÍCIL DE SER PRATICADO NO INÍCIO, POIS LEVA MUITO TEMPO PARA PEGAR A PRIMEIRA ONDA. DA MESMA FORMA, SURFE NÃO É COMO ANDAR DE BICICLETA, POIS UM MÊS SEM ATIVIDADE FÍSICA, VOCÊ (SURFISTA DE FIM DE SEMANA), NÃO CONSEGUE PEGAR ONDAS.
A MAIOR DIFICULDADE DO SURFE ESTÁ NO ÊXITO DO “DROP”, MOMENTO EM QUE O SURFISTA ALCANÇA A VELOCIDADE DA ONDA, REMANDO DEITADO, LEVANTA E FICA DE PÉ. A REMADA EXIGE UMA CONDIÇÃO FÍSICA DE BOA PARA ÓTIMA, SENÃO, A ONDA PASSA E O SURFISTA NÃO PEGA A ONDA. PIOR, O SURFISTA NÃO REMA SUFICIENTE E PEGA A ONDA QUEBRANDO, OPORTUNIDADE QUE CONHECE A “WIPE OUT”, OU, NO BOM PORTUGUÊS, LEVA UMA VACA. O SUP, STAND UP PADDLE, CHEGOU PARA PERMITIR AS PESSOAS, NÃO ATLETAS, DE PRATICAREM UM ESPORTE EMOCIONANTE, COM VÁRIOS NÍVEIS DE GRADUAÇÃO. CONTUDO, A GRANDE DIFERENÇA, E AO CONTRÁRIO DO SURFE, QUALQUER PESSOA CONSEGUE FICAR DE PÉ NA PRANCHA, REMAR, E CURTIR MUITO, NO PRIMEIRO DIA. REALMENTE, UMA SENSAÇÃO MUITO EMOCIONANTE PARA QUEM NÃO PRATICA NENHUM ESPORTE, E TEM VONTADE DE COMEÇAR ALGO DIFERENTE, SEJA SOZINHO, COM AMIGOS E/OU COM A FAMÍLIA.

EQUILÍBRIO PARA O CORPO

SEGUNDO PRATICANTES E ESPECIALISTAS, O SUP, STAND-UP PADDLE, DENTRE TODOS OS ESPORTES DE PRANCHA, É O QUE OFERECE O MELHOR E MAIS FORTE EXERCÍCIO FÍSICO. É BOM PARA TRABALHAR FORÇA, EQUILÍBRIO, ABDOMINAL, OS BRAÇOS E A MENTE. ATLETAS DE SURF DE PRANCHINHA, DO LONGBOARD, DE TOW-IN E ATÉ MESMO DE OUTROS ESPORTES COMO O TRIÁTLON SE UTILIZAM DO PRANCHÃO A REMO PARA MELHORAR O PREPARO FÍSICO E RELAXAR A MENTE.
SEGUNDO FRANCISCO PRIETO, PROFESSOR DA ESCOLA DE SURF VENTO SUL, EM GAROPABA, E PRATICANTE ENTUSIASTA DO STAND-UP: O SURF COM O STAND-UP EXIGE MUITO DO CORPO E DO PREPARO FÍSICO PARA QUE O REMADOR CONSIGA SURFAR AS ONDAS E SE VIRAR BEM DENTRO D´ÁGUA. VOCÊ SENTE TRABALHAR TODOS OS GRUPOS MUSCULARES, OS LIGAMENTOS E UTILIZA ATÉ PRINCÍPIOS DA YOGA E DO PILATES. FAZ BEM DEMAIS PRO CORPO, COMENTA CHIQUINHO.



FONTE: HTTP://WWW.SUPSURF.COM.BR

Gostou? Compartilhe

Veja Mais